Uma comitiva de 22 produtores e técnicos australianos visitou o norte de Mato Grosso para conhecer os sistemas de produção pecuária adotados na região e se impressionaram com o cenário da gestão e tecnologia.
“Esses produtores atuam com cria, recria e confinamento, em diferentes modelos de produção. Quando nos encontramos nos Estados Unidos, fiz questão de convidá-los para conhecer nossa realidade aqui”, explicou Daniel Wolf, o produtor responsável pelo convite.
Sistemas integrados e gestão de dados
A comitiva visitou propriedades que utilizam sistemas integrados e com alto nível tecnológico, entre elas uma fazenda modelo que combina cria, recria e engorda com o cultivo de lavouras. “É uma fazenda diversificada, com muita tecnologia embarcada. Eles ficaram impressionados com o nível de intensificação e a gestão dos dados da produção”, destacou.
“Nossa média de chuvas, por exemplo, foi de 537 milímetros em março, o que para alguns deles representa um ano inteiro. Mas o que realmente chamou a atenção foi como gerimos os dados da fazenda, a cultura do capricho e nosso foco em produtividade por hectare, com tudo monitorado”, relatou Wolf.
Tecnologia e gestão na pecuária
A gestão pecuária eficiente é fundamental para o sucesso da atividade. Com o avanço da tecnologia, ferramentas inovadoras têm transformado esse cenário, facilitando o gerenciamento das fazendas e impulsionando a produtividade.
Uma dessas soluções é o iRancho, um software de controle de gado que sistematiza a gestão do rebanho e dos manejos de forma eficiente. Além disso, por ter sido desenvolvido por pecuaristas para pecuaristas, o iRancho revoluciona a forma como as fazendas de gado de corte são administradas.
A visita da comitiva australiana ao Mato Grosso não apenas fortaleceu os laços internacionais, mas também destacou a excelência tecnológica e de gestão pecuária no Brasil. Com foco em inovação e eficiência, as fazendas da região se consolidam como referência no cenário global.
Fonte: Notícias Agrícolas, adaptado pela equipe iRancho