Nos últimos anos, o campo brasileiro passou por uma verdadeira revolução digital. A 9ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural revela que 98% das propriedades rurais já contam com acesso à internet, mesmo que grande parte utilize apenas o celular. Para se ter ideia, há 12 anos esse número era de apenas 39%.
Esse avanço na conectividade não só trouxe mais informação para o produtor, mas também impulsionou o uso da tecnologia no campo e a forma como ele toma decisões de negócios. O WhatsApp, por exemplo, é hoje a ferramenta mais utilizada, com 96% dos produtores consultando o aplicativo para decisões estratégicas. Além disso, sites de busca, YouTube e redes sociais se consolidam como fontes importantes de conhecimento para o agronegócio.
O impacto da internet na tomada de decisões
Com a expansão da conectividade e tecnologia no campo, a comunicação com o produtor precisa ser mais segmentada, dinâmica e alinhada à realidade digital do campo brasileiro. O iRancho, acompanha essa tendência, oferecendo soluções que permitem ao produtor monitorar o rebanho, controlar insumos e otimizar processos, tudo de forma digital e acessível pelo celular ou computador.
Ferramentas digitais em alta
A pesquisa também mostrou mudanças nos canais de informação ao longo dos anos:
- Televisão aberta: caiu de 95% (2013) para 80%;
- WhatsApp: de 75% (2021) para 96%;
- Sites de busca: de 49% para 84%;
- YouTube: usado para orientação por 61% dos produtores;
- Sites especializados do setor: de 35% para 66%;
- Facebook: ainda cresce no agro, de 30% para 39%.
Esses números indicam que o agro brasileiro não apenas se conectou, mas também passou a explorar a tecnologia no campo de forma estratégica. Hoje, os produtores utilizam sites e aplicativos especializados do setor a favor da produtividade. Essa transformação digital também facilita a comunicação com toda a cadeia tornando a operação mais eficiente.
A digitalização do campo não é apenas uma tendência — é uma realidade consolidada.
Fonte: Canal Rural, adaptado pela equipe iRancho.