O confinamento a pasto, também conhecido como Terminação Intensiva a Pasto (TIP), é uma estratégia de engorda para o período seco, acessível a todo tipo de produtor rural. Isso significa que mesmo aqueles sem grande aporte financeiro podem adotar essa técnica eficiente e econômica.
Quer saber como essa estratégia pode beneficiar sua produção? Continue a leitura!
Confinamento a pasto como estratégia
Diferente do sistema intensivo tradicional, no confinamento a pasto o gado tem acesso ao capim e à ração ao mesmo tempo.
Essa estratégia consiste em manter os animais no pasto com suplemento na proporção de 1,8% a 2% do peso corporal.
Sendo assim, os nutrientes que faltam no capim são fornecidos via concentrado. Desta forma, os animais recebem minerais, vitaminas, energia e proteínas suficientes para atender suas exigências nutricionais.
Mas o sucesso do método está diretamente ligado a um bom manejo do pasto.
A taxa de lotação deve ser definida de acordo com a oferta de forragem, ou seja, é preciso conhecer a capacidade de suporte da área. Mas atenção: mesmo com o consumo baixo, o pasto é fonte de fibra, sendo essencial para manter o correto funcionamento do rúmen.
Passo a passo para a condução do confinamento a pasto
Conduzir um confinamento a pasto de forma eficiente requer planejamento e atenção aos detalhes.
A seguir, apresentamos um passo a passo para garantir o sucesso nessa prática, desde o planejamento inicial até a execução diária das atividades. Veja:
- Planejar cada ação;
- Fazer período de adaptação (14 a 21 dias);
- Fornecer o concentrado sempre no mesmo horário;
- Definir a distância entre os cocho de forma adequada (40 cm por animal);
- Deixar a forragem disponível;
- Calcular a taxa de lotação de acordo com o suporte da área;
- Formar lotes homogêneos para evitar competição e consumo errado de concentrado;
- Oferecer água de qualidade e em quantidade suficiente. Recomenda-se bebedouros de enchimento rápido;
- Contar com uma equipe capacitada e motivada para conduzir as atividades.
Ganhos com o confinamento a pasto
O confinamento a pasto oferece eficiência produtiva e, acima de tudo, alta na taxa de lotação e na produção de arroba por hectare por ano (@/ha/ano). Entretanto, é preciso planejar a operação, definir as metas de ganho e de custos.
Com a informação do custo da arroba produzida e vendida (como na tabela abaixo), o pecuarista vai saber a margem de lucro de acordo com o preço da arroba previsto para a data da venda.
Confira uma simulação:
Conclusão
Agora você já sabe como implantar o confinamento a pasto, mas você sabe como fazer todo esse controle e coleta de informações de uma forma mais simples?
Com o sistema iRancho Confinamento, é possível acompanhar e registrar os dados de peso dos animais, consumo, dados relacionados a nutrição, entre outras informações relevantes para o confinamento. Teste o iRancho grátis!
Leia também:
4 custos que precisam ser avaliados no confinamento
